Loading...

terça-feira, 19 de abril de 2011

Coisas que podemos aprender com os índios.

Comemorar o Dia do Índio adotando uma rotina com algumas atitudes conscientes que são comuns no cotidiano dos indígenas melhora a qualidade de vida e ajuda o planeta.


No dia 19 de abril é comemorado o Dia do Índio. A data, que existe desde 1943, traz um novo olhar sobre a importância na formação da identidade brasileira e de outros países.
Que tal celebrar a data de um jeito diferente? É claro que os povos indígenas já mudaram bastante e tiveram sua cultura transformada desde o primeiro contato com o homem branco. Mas ainda é possível aprender muito com a essência dos hábitos e tradições deles.
Aproveite o dia para aprender seis práticas comuns no cotidiano dos indígenas e que nos podem fazer ter uma vida melhor.

Economizar recursos

·         A consciência de que alguns recursos naturais são escassos faz parte da cultura indígena. Colher e plantar, tirar e repor são hábitos comuns e que garantem a sobrevivência. Além disso, como a comunidade sabe que tudo é de todos, é importante garantir que não falte água, alimentos, ferramentas...

Exercitar o corpo

·         Ações do cotidiano indígena como cuidar da terra, fazer longas caminhadas e participar de celebrações típicas garantem atividades físicas constantes. E eles podiam nem saber antes, mas essa rotina faz um bem danado para o corpo.

Viver em comunidade

·         Há muitas atividades a serem feitas e muitas pessoas para executar cada uma delas. Para que toda a comunidade funcione bem, os grupos se organizam e trabalham em busca do bem comum.

Cuidar da terra

·         Por mais que não plantemos nossa própria comida e nem tenhamos contato tão próximo com a terra, é importante saber que é dela que vêm todos os nossos recursos. E os indígenas têm essa percepção com intensidade: o solo dá alimento, serve de base para as casas, é onde acontecem todos os eventos. Por isso é essencial cuidar bem dele.

Boa alimentação

·         A maior parte dos alimentos consumidos pelos índios vinha de suas próprias plantações. Peixes, raízes e cereais dão origem a pratos típicos como pirão e tapioca.
É difícil produzirmos nossa própria comida, mas podemos nos inspirar e investir em um cardápio mais variado, orgânico e cheia de frutas e vegetais, como eles.

Respeitar os mais velhos

·         A tradição é algo que une os indígenas - seja através da língua, da religião ou de rituais, e os mais velhos são a personificação desse laço invisível.
Texto extraído de http://verde.br.msn.com/galeria-de-fotos.aspx?cp-documentid=28431868&page em 19/04/2011.



QUE OUTRAS CONTRIBUIÇÕES OS POVOS INDÍGENAS PEDEM DAR PARA  A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA E DA SOCIEDADE???

Nenhum comentário:

Postar um comentário